A Via Navegável do Douro (VND), com cerca de 210 km de extensão, é uma das vias de comunicação, de transporte e de desenvolvimento mais importante de Portugal. Sob a gestão da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA (APDL) tem sido promovida e incentivada a navegação desta Via, assumindo o Instituto Hidrográfico (IH), através do (acordo de cooperação institucional), um papel fundamental na aquisição de informação batimétrica e de dados ambientais que vão permitir a elaboração de estudos e de cartas hidrográficas, essenciais para o projeto “Douro’s Inland Waterway 2020” (http://www.diw2020.pt/) e, consequentemente, para o reforço das condições de segurança e de gestão da navegação.
A informação de base topográfica e hidrográfica permite caracterizar morfologicamente o fundo do rio, sendo fundamental para a elaboração dos restantes projetos e estudos, nomeadamente os respeitantes aos trabalhos de alargamento e/ou aprofundamento de alguns troços da VND. Dos levantamentos efetuados realçam-se os seguintes trabalhos:
Ligação aos sistemas de referência geodésicos nacionais, com a materialização de redes locais planimétricas e altimétricas, a coordenação de pontos de apoio, a realização de nivelamentos geométricos e a instalação de marégrafos para observação dos níveis de água.
Topografia de estruturas portuárias, rampas de acesso ao rio, pontes, postes de alta-tensão, eclusas e área envolvente às barragens, afloramentos rochosos, etc., e a coordenação de ajudas à navegação fixas e flutuantes. Destes trabalhos há a realçar a topografia de afloramentos rochosos, trabalho essencial para garantir a segurança das embarcações de sondagem.
Hidrografia:
Com sondador multifeixe, garantindo os requisitos dos levantamentos hidrográficos (LH) de ordem especial no canal de navegação e em áreas críticas, importantes para a navegação local e adjacentes ao canal.
Com sondador interferométrico, garantindo os requisitos dos LH de ordem 1a, em áreas onde a aquisição de informação batimétrica não foi considerada crítica para a segurança da navegação.
Com sondador de feixe simples, garantindo os requisitos dos LH de ordem 1b, em áreas de profundidade reduzida, onde as embarcações não tiveram condições para operar em segurança.