De 23 a 27 de junho de 2025, decorreu nas instalações do Instituto Hidrográfico (IH) o curso IALA WWA Model Course 1.3 On The use of The IALA Risk Managment Tools, organizado pela World Wide Academy (WWA) da Organização Internacional de Ajudas à Navegação (IALA), em parceria com o IH.
O curso contou com 18 participantes (8 nacionais e 10 estrangeiros) e desenvolveu-se num programa intensivo de trabalho, que incluiu, no dia 26 de junho, uma visita técnica às instalações da Direção de Faróis, ao Centro de Controlo do Mar (CMAR), em Paço de Arcos, e ao Grupo Lindley, em Alcabideche. O dia terminou com um jantar na Messe de Cascais.
Este curso destina-se a profissionais responsáveis pela gestão de vias navegáveis, conforme exigido pelos Regulamentos 12 e 13 do Capítulo V da convenção SOLAS. A Caixa de Ferramentas de Gestão de Riscos da IALA é um conjunto de ferramentas/metodologias desenvolvidas para a realização de análises de risco às vias navegáveis. Esta Caixa de Ferramentas é composta por cinco principais instrumentos: IWRAP, PAWSA MK II, SIRA, IRMAS e Simulação.
O Instituto Hidrográfico agradece a todos os que contribuíram para o sucesso deste evento, com um agradecimento especial à Direção de Faróis da Direção-Geral da Autoridade Marítima, ao CMAR da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, e ao grupo Lindley, pelo apoio prestado.
Na 13.ª Assembleia Geral, realizada a 29 de maio de 2018, foi decidido estabelecer o Dia Mundial das Ajudas à Navegação Marítimas (World Marine AtoN Day) a 1 de julho de cada ano, tendo em conta que esta foi a data da criação da IALA (como Associação Internacional de Sinalização Marítima atualmente Organização Internacional das Ajudas à Navegação), com a primeira celebração em 2019.
O principal objetivo é promover uma maior sensibilização para a IALA e o seu trabalho, dando a conhecer ao público em geral o papel das Ajudas à Navegação Marítimas e a importância do trabalho técnico da IALA na melhoria da segurança da navegação a nível mundial.
A IALA define uma ajuda à navegação (AtoN) como “um dispositivo, sistema ou serviço, externo às embarcações, concebido e operado para melhorar a segurança da navegação e a aumentar a eficiência da navegação de embarcações e navios individuais e/ou do tráfego marítimo". Relativamente ao AtoN podemos dividir em ajudas reais (físicas), sintéticas e virtuais. Como exemplo disso são os faróis, as boias, os farolins, as balizas, os serviços de VTS (Vessel traffic services), os equipamentos eletrónicos de AIS, entre outros.
O tema deste ano é “The role of physical Aids to Navigation in a Digital Future”.