Instituto Hidrográfico recebe visita da delegação de Capbreton
No dia 16 de julho de 2025, o Instituto Hidrográfico (IH) recebeu a visita de uma delegação da cidade francesa de Capbreton, composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Louis Galdos, pelo jornalista e escritor Hugo Verlomme, por três elementos do executivo camarário e por um grupo de treze mergulhadores especializados em mergulho profundo.
A visita teve início nas instalações do IH em Lisboa, onde a delegação teve a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelas Divisões de Hidrografia e de Navegação, bem como os laboratórios das Divisões de Geologia Marinha e de Química e Poluição do Meio Marinho.
Seguiu-se uma visita cultural ao edifício do Convento das Trinas, sede do Instituto Hidrográfico, que permitiu aos visitantes aprofundar o conhecimento sobre a história da instituição e dos espaços emblemáticos que a compõem.
A delegação deslocou-se, posteriormente, à Base Hidrográfica da Azinheira (BHA), no Seixal, onde ficaram a conhecer o Centro de Instrumentação Marítima. Foram apresentados alguns dos principais equipamentos utilizados pela Divisão de Oceanografia para a observação do meio marinho, bem como as capacidades do Laboratório de Calibração, fundamentais para garantir o rigor dos dados obtidos.
A visita terminou com a apresentação das embarcações e dos diversos meios operacionais que o Instituto Hidrográfico utiliza nas suas missões de observação, monitorização e investigação do meio marinho.
Esta visita ao IH decorreu durante a vinda desta delegação a Portugal, para a realização de um conjunto de atividades na Nazaré. Ambas marcadas pela presença de um grande canhão submarino que se estende da planície abissal até perto das suas praias, Capbreton e a Nazaré, que fizeram dessa característica comum a ponte para o estreitar de relações, culminando, em 2018, na geminação. Desde aí, têm sido várias as atividades realizadas em conjunto.
Durante a presente semana decorrem atividades de mergulho no Canhão da Nazaré, realizadas pela equipa de mergulhadores de Capbreton. O Canhão da Nazaré tem também sido presença constante no evento bienal “Journée du Gouf”, organizado por Hugo Verlomme com o apoio da Camara Municipal de Capbreton.
Este evento visa mostrar à comunidade de Capbreton o conhecimento existente sobre o seu canhão submarino (o Gouf de Capbreton) e sobre outros canhões submarinos do Mundo. Desde 2017, o Instituto Hidrográfico tem sido convidado a estar presente neste evento para mostrar as atividades que desenvolve no Canhão da Nazaré.
