Nos dias 18, 19 e 20 de Janeiro de 2017, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a OceanScan MST, a Marinha Portuguesa (Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº3 e o Instituto Hidrográfico) realizaram vários testes conjuntos que visam avaliar o desempenho dos veículos autónomos submarinos (AUV) na execução de levantamentos com sonar de varrimento lateral e magnetómetro.
Nos dias 18 e 20 de janeiro as operações decorreram no rio Tejo (Mar da Palha) a bordo da embarcação da classe Mindelo e utilizando 3 veículos autónomos submarinos equipados com sonar de varrimento lateral. Foi possível validar a utilização coordenada de 3 veículos para cobrir uma área equivalente a cerca de 30 estádios de futebol em pouco mais de 1 hora.
No dia 19 as operações decorreram a bordo da lancha de fiscalização da Marinha Portuguesa “Centauro” ao largo de Sesimbra. O objetivo deste teste foi validar a integração no veículo autónomo submarino de um magnetómetro e comparar a sua eficácia com os magnetómetros rebocados. Para tal foi fundeado um barril de liga metálica, em local conhecido, e foram depois realizados levantamentos com os diferentes equipamentos (o magnetómetro rebocado do Instituto Hidrográfico e o magnetómetro do veículo autónomo submarino).