topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamentos topo-hidrográficos na Região Autónoma dos Açores

A Brigada Hidrográfica (BH) está a realizar levantamentos topo-hidrográficos (LTH) na Região Autónoma dos Açores, tendo iniciado os trabalhos com a realização do LTH do porto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. Os trabalhos hidrográficos serão realizados a bordo da lancha “Gaivota”, que foi transportada para o Arquipélago dos Açores no navio NRP D. Carlos I, que se encontra em missão nesta Região Autónoma.

Encontra-se ainda prevista a realização de LTH nos portos de Vila Franca do Campo, Praia da Vitória e um nivelamento geométrico em Angra do Heroísmo, com o objetivo de verificar a evolução batimétrica e recolher dados para atualização cartográfica, contribuindo desta forma para a segurança da navegação.

Estes trabalhos constituem uma excelente oportunidade de aprendizagem para os estagiários do Curso de Especialização de Sargentos em Hidrografia, que acompanham e participam nos trabalhos a realizar.

Prevê-se ainda a realização de levantamentos hidrográficos em colaboração com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade dos Açores, através da realização de um trabalho focado na zona ao largo de Mosteiros, na Ilha de S. Miguel.

Em virtude da colaboração entre o Instituto Hidrográfico e a Universidade dos Açores, durante o dia 28 de junho, um estagiário de nacionalidade espanhola desta Universidade acompanhou os trabalhos realizados pela BH.

  2017-07-03    217 / 217 / 240877;