topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Conversas do IH com o Vice-almirante Sarmento Gouveia

Conversas do IH: Vice-almirante Sarmento Gouveia recorda experiências vividas enquanto Diretor-geral do Instituto Hidrográfico

O Instituto Hidrográfico promoveu, no passado dia 25 de julho, mais uma sessão destinada a evocar as experiências vividas por todos quantos ao serviço da hidrografia, da oceanografia, da navegação ou noutras áreas da investigação das ciências e técnicas do mar, viveram ou testemunharam experiências bastante ricas do ponto de vista humano e profissional cuja memória merece ser preservada para as gerações vindouras.

O Vice-almirante Sarmento Gouveia, antigo Diretor-geral do Instituto Hidrográfico (IH), foi o convidado que, perante uma plateia interessada, partilhou o conhecimento de episódios curiosos relacionados com a recuperação das instalações da Azinheira, desde abril de 1993 até junho de 1994, e ainda o processo de obtenção nos Estados Unidos da América do navio USNS Audacious que veio a ser rebatizado como NRP D. Carlos I.

O estado em que antes se encontrava a Azinheira, a entrega prevista destas instalações ao Ministério da Defesa Nacional, as diligências efetuadas na sua recuperação para a Marinha em permuta com a quinta e instalações que o IH dispunha na Amora e o esforço empregue na recuperação das infraestruturas em tempo recorde foram alguns dos aspetos recordados pelo Vice-almirante Sarmento Gouveia. De igual modo, levou os presentes a percorrer a longa e difícil caminhada iniciada em abril de 1994, por ocasião da Conferência Hidrográfica Internacional que então se realizou nos Estados Unidos da América, até 28 de fevereiro de 1997, altura em que o NRP D. Carlos I foi aumentado ao efetivo e atribuído ao IH.

Conversas do IH com o Vice-almirante Sarmento Gouveia
  2017-03-24    400 / 400 / 232843;