topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Oficial da Marinha Portuguesa irá integrar projeto de investigação na Antártida

A convite do Instituto Hidrográfico de la Marina (Espanha), um oficial do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa vai participar no Projeto GALILEO-IHM-3, no âmbito da Campanha Antártica 2017-2018.

O projeto vai decorrer a bordo do navio de investigação Oceanográfica "Hespérides", entre 18 de fevereiro e 12 de março de 2018, tendo como objetivos avaliar o serviço europeu Global Navigation Satellite System (GNSS) Galileo, no modo de serviço aberto e gratuito de posicionamento e difusão de tempo na região Antártica e executar levantamentos hidrográficos, no âmbito do plano cartográfico espanhol.

Nesse sentido, está planeada a execução de levantamentos topo-hidrográficos e observações GNSS Galileo em Punta Arenas (Chile), Ushuaia (Argentina) e em diversos locais das ilhas Shetland do Sul e península Antártica.

O embarque deste militar a bordo do navio "Hespérides" vem no âmbito da cooperação entre o Instituto Hidrográfico português e o Instituto Hidrográfico espanhol, que tem vindo a ser fomentada nos últimos anos e visa a troca mútua de conhecimentos servindo para aperfeiçoar as metodologias e procedimentos de ambas as instituições, tornando-as mais modernas e eficazes.

Oficial da Marinha Portuguesa irá integrar projeto de investigação na Antártida
  2018-02-15    123 / 123 / 241221;