topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Sessão“ O Hidrográfico e o mar da Nazaré” no Instituto Hidrográfico

O Instituto Hidrográfico (IH) realizou, no dia 27 de fevereiro de 2018, uma sessão sob o tema “O Hidrográfico e o mar da Nazaré”, ligando o conhecimento científico ao surf e à economia local.

Esta iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré, na qualidade do senhor Presidente, Dr. Walter Chicharro, e do Surfista Hugo Vau, pelo elevado mérito que tem tido no surf de ondas grandes na Nazaré.

Este evento, presidido pelo Almirante Chefe do Estado -Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, teve início com uma alocução proferida pelo Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-almirante Coelho Cândido, o qual agradeceu a presença de todos os participantes e realçou a importância deste evento.

A primeira apresentação alusiva ao tema “O Hidrográfico e o mar da Nazaré”, sobre a atividade científica no mar da Nazaré, esteve a cargo do Dr. João Vitorino - Oceanógrafo, e da Doutora Aurora Bizarro - Geóloga Marinha, ambos do Instituto Hidrográfico.

Seguiu-se a comunicação “Na crista da onda”, proferida pelo Surfista Hugo Vau, sobre sua perspetiva do surf de ondas grandes na Nazaré. Através de imagens foi possível perceber a pequenez de um surfista numa onda gigante e poderosa, na Nazaré. Ficou também clara a centralidade da Nazaré no mundo do surf de ondas gigantes. A ciência é fundamental para os surfistas, a informação das boias multiparamétricas instaladas pelo IH são fundamentais para as decisões dos surfistas e as previsões fiáveis e atempadas para as chamadas de surfistas de ondas gigantes de todo o mundo.

A intervenção subordinada ao tema “O mar, o surf e a economia local”, proferida pelo Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Dr. Walter Chicharro, deixou uma mensagem clara da elevada importância económica que o mar e o surf têm atualmente para município. O surf quebrou a sazonalidade e abriu um novo leque de perspetivas de investimentos para as duas próximas décadas.

No fim das apresentações, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional proferiu umas palavras de agradecimento, realçou a forte ligação da Marinha, do IH e da Câmara da Nazaré em torno o tema da ciência no mar.

Seguiu-se a inauguração da Cartoteca e da nova sala de exposições, na qual se encontra patente uma exposição relacionada com o tema do evento. Esta exposição encontra-se aberta ao público até final de abril de 2018. No final, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, assinou o Livro de Honra, onde deixou o seguinte testemunho:

“Foi, com muita honra e especial gosto que visitei o IH pela última vez como CEMA/AMN, onde pude constatar aquilo que logo percebi quando aqui entrei como oficial em 1981. O enorme sentido de serviço público e a extraordinária competência dos seus cientistas e técnicos, a quem a Marinha e o país tanto devem pelo trabalho que produzem para que os Portugueses possam usar o mar na justa medida dos seus interesses.”

  2018-03-01    258 / 258 / 239998;