topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Colaboração com Curso de Hidrografia da Colômbia

O Instituto Hidrográfico (IH) através da sua Escola de Hidrografia e Oceanografia (EHO) tem tido um programa de colaboração com a Escuela Naval de Cadetes “Almirante Padilha” (ENAP), da Colômbia.

Depois da assessoria prestada no processo de reconhecimento internacional do seu curso de Hidrografia com a categoria A, a mais elevada, a ENAP solicitou colaboração na realização de um workshop que decorreu em Cartagena das Índias, em dezembro de 2018, sobre a implementação de cursos de hidrografia.

Dando continuidade a esta colaboração, a ENAP solicitou ao IH apoio para lecionar alguns módulos centrais do seu curso. Para corresponder à solicitação, o IH estabeleceu uma estratégia de colaboração que consiste no envio de dois professores, durante duas semanas cada um, para lecionar aulas na Colômbia e um estágio a realizar no IH.

Entre os dias 19 e 29 de novembro de 2019, cumprindo o programa de colaboração, os dez alunos do curso de Hidrografia da ENAP frequentaram assim um estágio no IH, que incidiu principalmente no ensino de componentes práticas dos levantamentos hidrográficos, complementando as matérias teóricas anteriormente lecionadas na Colômbia por um oficial hidrógrafo do IH.

Colaboração com Curso de Hidrografia da Colômbia
  2019-11-29    125 / 124 / 241094;