topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

42ª comissão Bilateral Permanente Portugal – EUA

Realizou-se no dia 17 de dezembro, em Lisboa, no Instituto Hidrográfico, a 42ª reunião da Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA).

A 42ª CBP foi presidida conjuntamente pela Diretora-Geral de Política Externa, Madalena Fischer, e pelo Acting Deputy Assistant Secretary para a Europa Ocidental, Shawn Crowley, e integrou o Embaixador de Portugal nos EUA, Domingos Fezas Vital, o Embaixador dos EUA em Portugal, George Glass, e o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

Tratou-se de uma CBP com uma agenda focada em questões estratégicas de interesse comum, como sejam a Aliança Atlântica, a Segurança Marítima e o "escrutínio de IDE" (investment screening). As partes recordaram a estreita cooperação entre Portugal e os EUA em matéria de segurança e defesa. Saudando os resultados da Cimeira de Líderes de Londres (3 e 4 de dezembro), reafirmaram o papel essencial e insubstituível da Aliança Atlântica, bem como os seus respetivos compromissos e contributos no quadro da NATO.

  2019-12-20    112 / 111 / 240187;