topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Palestra “Olha o Liós”

No dia 12 de dezembro realizou-se no Instituto Hidrográfico a palestra “Olha o Liós”.

Nesta palestra, apresentada pelo Professor Doutor Mário Cachão, do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa foi dado a conhecer a génese do liós, uma rocha calcária de aplicação ornamental que se formou, na região de Lisboa, há cerca de 90 milhões de anos.

A sua aplicação é generalizada nos edifícios da região de Lisboa, entre os quais se incluí o edifício sede do Instituto Hidrográfico.

As explicações relacionadas com as condições ambientais da altura, a classificação e descrição morfológia dos bibalves, que fossilizaram e que compõem esta rocha, permitiu aos participantes interpretar as formas exibidas na sua matriz durante a atividade de reconhecimento que se realizou nos claustros do edifício, após a apresentação da palestra.

O Professor Mário Cachão, geólogo especializado em paleontologia, tem vindo a promover o património geológico em contexto urbano. O Instituto Hidrográfico foi a primeira instituição a acolher esta iniciativa de consciencialização dedicada à importância do calcário liós e da sua elevação a património material da cidade de Lisboa.

  2019-12-30    142 / 141 / 241091;