topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Topo-hidrográfico na praia de São Torpes

A Brigada Hidrográfica (BH) iniciou a segunda campanha de 2020 em Sines com uma duração prevista de 4 semanas.

Este trabalho decorre da solicitação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), no âmbito da monitorização plurianual de acompanhamento dos efeitos das estruturas portuárias do porto de Sines na evolução da zona costeira adjacente, com enfase na zona de S. Torpes. Este projeto tem uma duração prevista de 5 anos e envolve trabalhos multidisciplinares da BH, e das divisões de Hidrografia, Geologia Marinha e Oceanografia.

Para esta campanha está previsto realizar levantamentos hidrográficos (LH) com sistema multifeixe de alta resolução, sondagens de feixe simples (SFS) e topografia de praia, com recurso à UAM Atlanta, bote e pessoal apeado, respetivamente.

Esta campanha pretende caraterizar toda a área envolvente à paria de S. Torpes que vai desde os 20 metros de profundidades até à totalidade do areal.

A campanha conta já com dois dias no terreno, estes primeiros dias são particularmente intensos, mas fundamentais para a sustentação de toda a campanha.

O primeiro dia de missão foi dedicado a instalar uma rede local para permitir o posicionamento rigoroso das embarcações de sondagem e do pessoal apeado para a topografia de praia. Após esta instalação foi realizado uma verificação de posicionamento com a embarcação UAM Atlanta para certificar a correta instalação/configuração da estação de referencia e o rigor do posicionamento.

Na manhã do segundo dia de campanha foi realizado aferições ao sistema multifeixe e posteriormente sondado uma área próxima ao marégrafo. Esta área serve para controlo de qualidade com a intenção de comparar as várias metodologias de maré (maré através de Real Time Kinematic  e maré observada – marégrafo). A tarde foi dedicada a realizar trabalhos de sondagem, já dentro da área de monitorização próxima da praia de S. Torpes. Foram realizadas 11 fiadas principais de sondagem e uma fiada de verificação com uma duração media de 25 minutos cada.

No final do dia, ainda é necessário efetuar exigentes tarefas no processamento dos dados adquiridos no sentido de realizar uma série de procedimentos de controlo de qualidade como por exemplo: certificar as aferições do sistema multifeixe, realizar superfícies, verificar a qualidade dos dados, limpar erros grosseiros, fazer comparações com trabalhos anteriores e estatística com a fiada de verificação. E por fim fazer o planeamento para o dia seguinte.

  2020-05-20    171 / 170 / 235385;