topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Ministro do Mar visita o Instituto Hidrográfico

O Prof. Doutor Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar, visitou hoje, 16 de junho, o Instituto Hidrográfico (IH). Foi recebido pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado e pelo Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, contra-almirante Carlos Ventura Soares.

O almirante Mendes Calado expressou a sua grande satisfação por receber numa casa de ciência do mar um dos seus maiores praticantes, agora também protagonista num lugar cimeiro da política nacional relacionada com o mar. De seguida, o contra-almirante Ventura Soares atualizou o senhor Ministro no que diz respeito às capacidades, recursos e projetos em curso. O IH dispõe de capacidades únicas no país nas áreas da Hidrografia, Oceanografia, Navegação, Geologia Marinha e Química e Poluição do Meio Marinho. De entre outras áreas de atuação destacou-se a rede de monitorização do oceano, única a nível nacional, que inclui boias oceânicas cujos dados são divulgados em tempo real aos cidadãos através do portal www.hidrografico.pt. Estes dados são fundamentais para o estudo do Mar Português e para o estudo do seu comportamento. Durante a visita ao edifício sede, na Rua das Trinas, houve ainda muito interesse pelos trabalhos que visam detalhar (mapear) o fundo do mar português.

A visita incluiu ainda a passagem pela Base Hidrográfica da Azinheira, no Seixal, uma base logística importante para a preparação e apoio às missões no mar. Foi possível visitar o Centro de Instrumentação Marítima, incluindo o Laboratório de Calibração de Equipamentos, boias e equipamentos usados no mar.

No final da visita ficou a convicção de que há que potenciar sinergias no sentido do estudo do mar, para que o nosso país o possa explorar de forma sustentada.

  2020-06-17    205 / 204 / 240175;