topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

IH participa na reunião inicial do projeto EMODnet Lot 4 - Chemistry

Realizou-se em Trieste, na Itália, entre os dias 3 e 5 de Junho de 2013, a reunião de arranque do Projeto EMODnet Lot 4 - Chemistry. Participaram na reunião cerca de 70 cientistas oriundos da quase totalidade de instituições parceiras do Projeto. Este projeto, financiado pela União Europeia, com o objetivo de desenvolver um portal de informação sobre as propriedades químicas o meio marinho, reúne 46 instituições (32 parceiros e 14 subcontratados) provenientes de 35 países. O IH representa Portugal neste Projeto, tendo a reunião contado com a presença do TS Carlos Borges, da Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho.

Entre os vários assuntos da ordem de trabalhos da reunião incluíram-se a avaliação do trabalho desenvolvido no Projeto Piloto (que decorreu entre 2009 e 2011) e a definição das tarefas a realizar durante a duração do presente Projeto, nomeadamente, as atribuições e responsabilidades dos diferentes parceiros, a interação entre os diferentes grupos de trabalho (workpackages), e calendarização das várias tarefas. Um dos assuntos mais longamente debatidos – por ser essencial para tornar os dados acessíveis ao grande público – focou-se na homogeneização da informação já disponibilizada ou a disponibilizar pelos diversos parceiros.

Prevê-se que, de acordo com a calendarização apresentada, uma primeira versão do portal esteja operacional e pronta a ser testada no prazo de 1 ano.

 

 

IH participa na reunião inicial do projeto EMODnet Lot 4 - Chemistry
  2017-03-23    243 / 243 / 232848;