topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

IH visita o Instituto Hidrográfico de la Marina de Espanha

O Diretor-geral do Instituto Hidrográfico (IH), contra-almirante Mário Simões Marques, visitou no dia 4 de maio, o Instituto Hidrográfico de la Marina de Espanha (IHM), sediado em Cádis.

No âmbito da quinta reunião bilateral entre o Instituto Hidrográfico de la Marina de Espanha e o Instituto Hidrográfico, esta reunião, que se realiza anualmente, tem como principal objetivo planear e definir ações de cooperação, dando continuidade à colaboração entre os dois institutos. 

As ações definidas visam a partilha de conhecimento, procedimentos e experiências, com a finalidade de melhorar a capacidade de resposta nas atividades sob a responsabilidade de ambos os Institutos, bem como a otimização dos recursos disponíveis em trabalhos efetuados em áreas de interesse comum.

Também houve a oportunidade de realizar uma cerimónia para apresentar duas cartas náuticas, nomeadamente: 

  • Por parte do IH: Nova Edição da Carta Náutica 26409 - 2ª Edição abril 2022 “Aproximações à Barra do Rio Minho (Plano do Porto de Caminha)”
  • Por parte do IHM: Carta Náutica 4171, 1ª Edição abril 2022, “Puertos de A Guarda y a Pasaxe”.

A publicação destas cartas resultou de um esforço conjunto entre o IH e o IHM na realização de levantamentos hidrográficos, na partilha de informação hidrográfica e cartográfica e na uniformização da representação cartográfica nas zonas de fronteira.

A comitiva do IH contou ainda com a presença do capitão-de-mar-e-guerra Miguel Bessa Pacheco, com o capitão-de-fragata João Vicente e com a Eng.ª Ana Moura.

  2022-05-10    114 / 113 / 239998;