topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

IH Preside a 17ª Reunião Plenária Da Comissão Hidrográfica Do Atlântico Oriental

A 17ª reunião plenária da Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) decorreu no Mindelo, em Cabo Verde, nas instalações do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), nos dias 28 a 30 de setembro.

A Comissão é composta pelos Estados-membros da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) banhados pelo Atlântico Oriental, Camarões, República Democrática do Congo, França, Gana, Marrocos, Nigéria, Portugal e Espanha, tendo também como associados os outros estados ribeirinhos da região e estados externos com interesse/responsabilidades na região. No caso de Portugal, a sua representação na comissão é realizada pelo Instituto Hidrográfico (IH).

Atualmente as atividades da Comissão assumem particular interesse em virtude de muitas estarem associadas à Década dos Oceanos das Nações Unidas.

As principais atividades da Comissão são, monitorizar e melhorar o estado da informação náutica; aperfeiçoar a cobertura dos levantamentos hidrográficos e da cartografia náutica; desenvolver e implementar cartas náuticas internacionais e esquemas de cobertura de cartografia eletrónica; aumentar a consciencialização da importância da hidrografia na região; promover a capacitação dos estados; e partilhar informação e conhecimento.

A reunião foi presidida pelo Diretor-geral do IH, uma vez que, há dois anos foi nomeado como Presidente da Comissão, sendo que no próximo ano, por razões de rotatividade estatutárias, a presidência é assumida pela França.

Organizada pela OHI, a reunião foi precedida por um seminário, nos dias 26 e 27 de setembro e dedicado ao tema: "Trabalhar com a NAVAREA II e com as Autoridades Cartográficas Primárias”.

 É de realçar que na região, Portugal é a Autoridade Cartográfica Primária em Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola.

  2022-10-06    225 / 224 / 241211;