topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Topo-hidrográfico de São Torpes

Sabia que as construções efetuadas ao longo da linha de costa podem por vezes provocar alterações nas praias aumentado a erosão ou, pelo contrário, levar ao depósito natural de areia e aumento do areal?

Estes fenómenos são bastante recorrentes e se não forem devidamente acautelados ou previstos podem levar a graves consequências para as populações que habitam nas zonas litorais assim como para a economia regional e seres vivos presentes no ecossistema.

Por essa razão, uma equipa de 7 militares da Brigada Hidrográfica efetuou, em colaboração com a administração dos portos de Sines e do Algarve, realizou, entre os dias 23 de setembro e 17 de outubro, uma série de trabalhos no âmbito da monitorização do impacto das obras de ampliação do Molhe Leste do porto de Sines.

Entre os trabalhos efetuados destaca-se o levantamento hidrográfico com sistema de multifeixe, levantamento hidrográfico com sistema de feixe simples e levantamento topográfico da praia de São Torpes. A utilização de tecnologias avançadas, tais como sistemas de sondagem de última geração, drones topográficos e sistemas de posicionamento de alta precisão, permitiram identificar as alterações da praia com um elevado rigor e fiabilidade.

Este tipo de trabalhos permite que, obras de elevado interesse para a economia nacional e europeia, como é caso do alargamento do molhe leste e terminal XXI do porto de Sines, sejam efetuadas com a devida monitorização dos possíveis impactos para as populações, economia regional e preservação da natureza.

Deixamos aqui algumas imagens dos trabalhos que se encontram em curso e dos dados recolhidos pela nossa Brigada Hidrográfica nesta mítica zona da costa Vicentina.

  2022-10-18    142 / 141 / 235258;