O Zero Hidrográfico (ZH) é um plano de referência convencionado, situado abaixo do Nível da Maré Astronómica Mais Baixa (BMmin), ao qual estão referidas as sondas e as linhas isobatimétricas representadas nas cartas náuticas, bem como as previsões de altura de maré publicadas nas Tabelas de Marés do Instituto Hidrográfico.
As profundidades(depth) são representadas em metros (m), por valores positivos, abaixo do ZH, e valores negativos, acima do ZH.
Para efeitos de segurança da navegação, os dados hidrográficos devem ser reduzidos ao ZH, em profundidades inferiores a 200 m.
A relação entre o ZH Portugal (depth) e o datum vertical (height) depende da localização e do nível da maré astronómica mais baixa.
Em Portugal, o datum vertical (height) corresponde ao nivel médio adotado (NMA) estabelecido a partir de uma série temporal de observações maregráficas.
Para diferentes localizações, o valor de correspondência entre o ZH e o NMA pode ser consultado AQUI.
Da mesma forma, para os países africanos lusófonos, existem vários ZH estabelecidos em relação às estações maregráficas implementadas.
Para mais informações consulte a “Tabela de Marés” publicada anualmente pelo Instituto Hidrográfico e disponibilizada para descarga na Loja do Navegante (http://loja.hidrografico.pt/).
A utilização deste código EPSG: 10349 - ZH Portugal Depth (Vertical CRS) é recomendada pelo Instituto Hidrográfico, para todos os dados hidrográficos que estejam referidos ao ZH, em Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.