O apoio meteorológico e oceanográfico (METOC) é reconhecido como um elemento fundamental às operações navais e marítimas.
O Instituto Hidrográfico (IH) desenvolveu, nos últimos anos, valências no domínio da previsão meteo-oceanográfica, através da edificação de redes de observação e recolha de dados, bem como da implementação de sistemas de previsão operacional sustentados em complexos modelos matemáticos.
Por despacho, SEXA o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional determinou a constituição de um grupo de trabalho com o objetivo de transformar as valências mencionadas numa capacidade funcional da Marinha, de modo a garantir o apoio METOC às operações navais e marítimas, de uma forma sustentada, através da criação de um Centro Meteorológico e Oceanográfico Naval (CMETOC), na dependência do contra-almirante Diretor-geral do IH.
Em estudo a celebração de protocolos.
Orçamento da Marinha e do IH.
Considera-se que foi cumprido o pleamento, tendo terminado a fase de edificação a 12 de outubro de 2017.
Foram deslocados, provisoriamente, elementos do IH para o CMETOC para que os produtos de previsão meteo-oceanográfica, de âmbito civil e de âmbito militar (METOCMIL), possam continuar a ser produzidos e divulgados.
O CMETOC encontra-se edificado e reúne condições para começar a operar.