topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Programa / Projeto: Emodnet – High Resolution Seabed Mapping - Fase III

Início: 01-01-2021 Fim: 31-01-2023
Resumo

A Rede Europeia de Observação e de Dados Marinhos (EMODnet), iniciativa da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia (DG MARE) é composta por uma parceria de mais de uma centena de organizações europeias que trabalham em conjunto para reunir dados marinhos de diversas fontes, com o objetivo de torná-los mais acessíveis e interoperáveis.

Parte do trabalho envolve a ligação aos repositórios de dados nacionais, regionais ou temáticos e a criação de produtos de divulgação, cuja informação de base reside nos organismos públicos envolvidos. Foram criados grupos temáticos que organizam os dados disponíveis de diversas fontes, avaliam a sua qualidade, garantem que sejam acompanhados por metadados e disponibilizam esses dados através de portais temáticos, nas áreas da batimetria, geologia, habitats, biologia, química, oceanografia física e atividades humanas.

O projeto High Resolution Seabed Mapping (HRSM) tem como objetivo criar e manter um serviço operacional que forneça acesso livre e gratuito aos modelos batimétricos do fundo do mar e das zonas costeiras das bacias marítimas europeias, com a maior resolução possível.

Para mais informações aceder ao site do projeto:
http://www.emodnet-bathymetry.eu/home

Parceiros

Financiamento

Comissão Europeia

Estado atual 70%

Foi publicado em dezembro de 2020 a versão atualizada do Modelo Digital de Terreno das Bacias Marítimas Europeias, correspondente à Fase II deste projeto.

Deu-se início em janeiro de 2021 à Fase III do projeto, o qual continuará a contribuir para aumentar o conhecimento do meio marinho, estimulando a inovação na economia azul e aumentando a acessibilidade e interoperabilidade dos dados marinhos.

 


  2017-01-01    1 / 9;