topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Programa / Projeto: OCASO

Início: 18-07-2017 Fim: 30-06-2020
Resumo

Este projeto tem como objetivos estabelecer um observatório oceanográfico transfronteiriço na região sul assente na rede de monitorização já existente, para monitorização e deteção da actividade tsunamigénica bem como providenciar, de forma continuada, informação pertinente para todas as atividades praticadas na zona, relevantes para a economia de ambos os países.

Parceiros

Financiamento

POCTEP (1,5 Milhões de Euro)

Estado atual 60%
  1. Transferência do módulo de detecção de tsunamis da estação radar HF de Sagres para a de Alfanzina. Dada a complexidade da dinâmica oceanográfica local foi decidido transferir o sistema para Alfanzina, onde a batimetria e o regime de agitação marítima são bem comportados.
    Esta mudança de local e o desenvolvimento dos diferentes algoritmos utilizados ao longo dos últimos 18 meses levam-nos a acreditar que estamos perto de alcançar o objetivo do projeto.

  2. Fundeamento do correntómetro doppler (ADCP) de Longo Alcance, na posição da boia oceânica de Faro previsto para junho de 2020. Este correntómetro, com um alcance de 1000m, permitirá a identificação e caracterização sazonal das diferentes veias de água mediterrânica, que se fazem sentir geralmente entre os 500 e os 1000m de profundidade. 


  2017-07-18    0 / 9;