O aumento da pressão humana sobre o oceano e o impacto sobre a biodiversidade são uma grande preocupação para os formuladores de políticas, cientistas e cidadãos. O crescimento azul aumenta esta pressão que pode afetar adversamente muitas espécies marinhas, ameaçando o (bom) estado ambiental do Oceano.
O objetivo do JONAS é abordar os riscos de pressões acústicas sobre a biodiversidade, concentrando-se em espécies receptoras sensíveis no Atlântico Norte, simplificando a monitorização do ruído nos e dos oceanos bem como a previsão de riscos.
Serão desenvolvidas abordagens rentáveis para monitorizar e modelar o ruído em todo o Arco Atlântico (regiões OSPAR), adequadas à escala da pressão antropogénica e à mobilidade da biodiversidade. O JONAS baseia-se nos resultados do projeto BIAS Life +, adaptando e generalizando métodos e padrões do Báltico para refletir a escala e a oceanografia complexa da região do Atlântico NE. Jonas também irá cooperar estreitamente com o projeto JOMOPANS, atualmente abordando o ruído subaquático na área adjacente do Mar do Norte. O JONAS abordará a gestão de ruídos em tempo real em escala local em áreas particularmente sensíveis e apoiará parceiros de política para desenvolver abordagens em escala regional que beneficiem a biodiversidade vulnerável e apoiem a implementação do MSFD.
O valor do JONAS será maximizado através da criação de uma plataforma operacional comum inovadora e da disponibilização de decisões marítimas e de apoio à gestão adaptativa em tempo real de áreas marinhas sensíveis.
Interreg Atlantic Area.
Realizada a reunião de início de projeto.
Iniciado o processo administrativo para aquisição de hidrofones para escuta do ruído ambiental