topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Programa / Projeto: '4S', mapeamento global de observação por satélite do fundo do mar

Início: 01-11-2020 Fim: 31-10-2023
Resumo

O Instituto hidrográfico é parceiro no projeto '4S' (Satellite Seafloor Survey Suite) onde se pretende desenvolver uma solução remota para mapeamento global do fundo do mar a partir da derivação de batimetria por imagens satélite, incluindo ainda o uso local de imagens adquiridas por UAV.

Parceiros

EOMAP, Centro Helênico de Pesquisa Marinha, QPS, Länsstyrelsen Västerbotten, CNR ISMAR, IH, Fugro e Smith Warner International Ltd.

Financiamento

H2020

Estado atual 10%

O 4S é um projeto de inovação e desenvolvimento a 3 anos, co-financiado pela UE, que visa obter uma solução online em Cloud, usando algoritmos de observação terrestre altamente automatizados para mapear e monitorizar remotamente vários parâmetros, onde se inclui os habitats do fundo do mar, a morfologia e batimetria em fundos baixos. Fazendo uso da inteligência artificial, de modelos físicos e dados de satélite ou UAV, o 4S irá permitir a análise das propriedades do fundo do mar, com mínimo esforço de pessoal e equipamentos, constituindo-se numa ferramenta inovadora para caracterização rápida em zonas de baixos fundos.

Este consórcio inclui 8 parceiros. Liderado pela EOMAP, a empresa líder mundial em deteção remota ótica de ambientes marinhos, inclui parceiros, a nível mundial, como o Centro Helênico de Pesquisa Marinha, a QPS, o Länsstyrelsen Västerbotten, o CNR ISMAR, a Fugro e a Smith Warner International Ltd., formando uma equipa de especialistas nas áreas da análise de dados de satélite, hidrografia e biologia.

O IH irá trabalhar nas várias ações de integração, e na aquisição e utilização de dados de UAV, com os seus hidrógrafos e especialistas em investigação a avaliar esta solução em testes piloto específicos em Portugal

Este projeto recebeu financiamento do programa de inovação e desenvolvimento Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101004221.


  2020-12-18    0 / 9;