Este projeto pretende construir um protótipo de um serviço para a atualização operacional da topo-batimetria do litoral fazendo uso de todas as metodologias disponíveis, essencialmente aquelas baseadas em sensores remotos para observação da superfície do oceano. Será dada especial ênfase à derivação batimétrica pela cor do oceano bem como à inversão do campo de ondas de superfície observada em baixa altitude com veículos autónomos.
O consorcio SimShore inclui 5 parceiros e é liderado pela DEIMOS. É constituido por 3 parceiros de Portugal e 1 da Noruega, incluindo o IH, a PIXAIR, a FCT.UNL, a NORCE.
O IH estará envolvido na estimação da batimetria utilizando a inversão do campo de ondas e a análise da cor da água, com dados adquiridos por UAV. Os hidrografos e especialistas do IH irão avaliar vários casos de estudo em locais especificos em Portugal.
EEA Grants
Validada a plataforma UAV (drone);
Definidos os use cases e locais de testes;
Integrados todos os equipamentos na plataforma UAV;
Desenvolvido o algoritmo para processamento de dados e obtenção de batimetria por analise dos varios espectros da luz numa imagem;
Desenvolvido o algoritmo para processamento de dados e obtenção de batimetria por analise e inversão do campo de ondas no mar;
E efetuar testes de georeferenciação e processamento de dados.