O dia mundial da hidrografia, celebrado a 21 de Junho, é um dia internacional para celebrar a contribuição da Hidrografia para a sociedade em geral, por ser a base da segurança da navegação e do conhecimento do oceano permitindo o seu uso de modo mais sustentável. Atualmente, a importância da hidrografia é ainda mais crescente no desenvolvimento da denominada economia azul.
Neste ano, a Organização Hidrográfica Internacional elegeu como tema do Dia Mundial da Hidrografia (WHD) a relação existente entre a informação hidrográfica e os Digital Twins of the Ocean (DTO).
É uma oportunidade para promover a discussão sobre o potencial da hidrografia no suporte ao desenvolvimento dos DTO.
Um digital twin é uma representação digital de um objeto ou processo do mundo real.
É estabelecida uma relação entre o objeto real e o seu gémeo digital através da sensorização do objeto real que alimenta o modelo digital com dados em tempo real, processados com a ajuda de técnicas de analítica (Inteligência artificial, High Performance Computing, etc.).
Este fluxo contínuo de dados permite monitorizar e guardar no modelo digital o ciclo de vida do objeto real.
Os gémeos digitais apresentam as características e comportamentos esperados no objeto modelado, permitem mimetizar a resposta do mesmo em ambientes simulados e, dessa forma, desenvolver estudos baseados em cenários, cuja análise permite identificar potenciais soluções e decidir as mais favoráveis.
O conhecimento aprendido na interação entre os dois objetos, o real e o digital, é assim usado para uma melhor gestão do objeto real.
Os DTO têm um enorme potencial para o estudo de cenários de resposta do oceano, quando sujeito a diferentes alterações do seu estado (e.g. aumento da temperatura do oceano).
São ferramentas de partilha de conhecimento, ajudam a construir uma visão comum sobre os problemas que afetam o oceano e potenciam a cooperação entre o cidadão, os investigadores e os decisores políticos.
O tema escolhido para o WHD pretende evidenciar a relação entre a hidrografia e as demais ciências do oceano, relevando o facto da hidrografia desempenhar um papel basilar no desenvolvimento dos DTO.