Existem cerca de 2000 as ajudas à navegação, como faróis, farolins, boias e balizas a iluminar quer a orla marítima como o interior dos portos de Portugal, e todas têm um nome.
Estas ajudas estão representadas na cartografia náutica e encontram-se detalhadamente descritas numa publicação editada pelo Instituto Hidrográfico, a Lista de Luzes, Boias, Balizas e Sinais de Nevoeiro.
No que diz respeito à segurança da navegação, quando são registados comportamentos anómalos destas ajudas, como alterações nas suas características luminosas, posicionamento ou remoção e/ou colocação de novas ajudas, estas situações são divulgadas, de uma forma mais urgente, a partir dos Avisos à Navegação Costeiro e Locais. Posteriormente, e caso a situação reportada se mantenha em vigor, passará a constar, no final do mês, nos grupos de Avisos aos Navegantes.
Recordamos que a Lista de Luzes, Boias, Balizas e Sinais de Nevoeiro, a par da cartografia náutica, é atualizada a partir da informação contida nos Avisos aos Navegantes por isso, esta publicação deve ser regularmente consultada.
Se foi no mar que Deus espelhou o céu como idealizou Fernando Pessoa, então as luzes das ajudas à navegação são as estrelas.