No dia 5 de março foi lançado, em Portimão, o primeiro flutuador Argo pelo Instituto Hidrográfico, a bordo do navio da Marinha NRP D Carlos I.
Este flutuador irá contribuir para o Programa Internacional Argo e irá integrar a rede de mais de 3000 flutuadores que, autonomamente, observam o oceano global.
O flutuador lançado pelo Instituto Hidrográfico, identificado com o código WMO 6990579, está equipado com sensores que medem a temperatura, a salinidade e a pressão até profundidades de 2000 metros. Os dados recolhidos são de livre acesso e podem ser consultados aqui: https://fleetmonitoring.euro-argo.eu/float/6990579
Este lançamento foi realizado no âmbito do Memorando de Entendimento entre o IH e a Agência Federal Marítima e Hidrográfica da Alemanha (BSH), que visa a cooperação entre as duas instituições no lançamento de flutuadores Argo em zonas de interesse nas águas portuguesas.
Em particular, este flutuador foi lançado numa área oceanograficamente relevante - o Canhão de Portimão - uma região de interesse para o estudo da Corrente Mediterrânica e o seu potencial papel na formação de vórtices de água mediterrânica, conhecidos como Meddies.
Com esta iniciativa, o Instituto Hidrográfico está a contribuir para os esforços globais de observação e monitorização do Oceano, para melhor o compreender e proteger.