O Navio Hidrográfico NRP Andrómeda iniciou no dia 10 de abril, na região costeira entre Vila Nova de Mil Fontes e Sagres, uma campanha do projeto MONIAQUA.
Na presente campanha de monitorização, que decorre até ao final de abril, participam vários elementos da Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho do Instituto Hidrográfico, tendo na primeira fase da missão sido já colhidas 30 amostras de sedimento e de água do mar.
O projeto MONIAQUA tem como objetivo principal efetuar a caracterização ambiental de zonas sensíveis, através da colheita de amostras de sedimentos e de águas, as quais são analisadas nos laboratórios do Instituto Hidrográfico para a determinação de diversos parâmetros físico-químicos e microplásticos.
As amostras de sedimentos são colhidas com uma draga do tipo Smith-McIntyre, enquanto que as amostras de água são colhidas com garrafa de Niskin. As medições in-situ são efetuadas para determinação de parâmetros físico-químicos clássicos, designadamente pH, temperatura e oxigénio dissolvido. A colheita de microplásticos à superfície é efetuada através de arrasto, enquanto na coluna de água é efetuada usando uma rede de 300 µm, em formato de cone, acoplada a um cabo que permite a sua descida na coluna de água até aos 20 metros.