No âmbito do projecto PLATMAR (PTDC/GEO-GEO/0051/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e cujo Investigador Principal foi Rui Quartau (Instituto Hidrográfico/IDL), os sedimentos da plataforma da ilha de Santa Maria foram caracterizados quanto à sua natureza e tamanho do grão, o que proporcionou uma oportunidade única para testar o transporte de sedimentos na plataforma insular de Santa Maria.
Este trabalho intitulado “Wave-influenced deposition of carbonate-rich sediment on the insular shelf of Santa Maria Island, Azores” foi publicado em 2022 na revista Sedimentology e foi agora considerado como um dos trabalhos mais citados em 2022-2023.
Resultou do trabalho de uma equipa multidisciplinar internacional, incluindo o Instituto Hidrográfico, IDL, a Universidade dos Açores, a Universidade de Manchester (Reino Unido), a Universidade Dunarea de Jos de Galati (Roménia) e o South China Sea Institute of Oceanology. O primeiro autor deste trabalho (Zhongwei Zhao) foi aluno de Doutoramento de Rui Quartau.