Decorre desde 8 de julho, no Funchal, uma colaboração entre o Instituto Hidrográfico (IH) e Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação/Observatório Oceânico da Madeira (ARDITI/OOM), para partilha de experiências no âmbito da aquisição de dados hidrográficos e oceanográficos.
No que concerne à Hidrografia, as atividades desenvolvidas incluíram a execução de levantamentos hidrográficos no Porto do Funchal, na Ponta da Cruz e na Tabua, com grande ênfase na utilização do veículo não tripulado Observatório II (modelo DriX) da ARDITI/OOM e do seu sonar multifeixe de elevada resolução, otimizado para determinar a batimetria até aos 2500m de profundidade.
No que se refere à Monitorização do Meio Marinho, o IH apoiou a implementação desta capacidade utilizando diversos equipamentos oceanográficos, para colheita de dados físicos e biogeoquímicos da coluna de água. Foram partilhadas algumas sugestões de melhoria na colheita de dados de correntometria na coluna de água, bem como na manutenção de equipamento oceanográfico, preparação de campanhas, boas práticas de colheita de dados, segurança na operação de equipamentos no mar, e abordagens a inopinados no decorrer das operações.
As atividades prosseguirão até 2 de agosto, focando-se agora na Geologia e Química.
Esta cooperação veio reforçar as relações entre os IH e a ARDITI/OOM, que partilham o objetivo comum de aprofundar o conhecimento do Mar Português!