topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Marinha contribui para missão da NATO na Roménia

Portugal participa, desde 2022, na missão de vigilância reforçada da NATO, na Roménia, com o objetivo de mostrar a coesão e a determinação dos seus membros na proteção dos países aliados no flanco este e sul da Aliança.

A Força Nacional Destacada (FND) na Roménia, país que faz fronteira com a Ucrânia, é composta por uma Companhia de Atiradores Mecanizada e de uma Força de Operações Especiais do Exército, englobando também militares dos restantes ramos das Forças Armadas.

A Marinha contribui nesta missão fornecendo apoio Meteorológico e Oceanográfico às atividades militares no terreno através da Divisão do Centro Geoespacial Meteorológico e Oceanográfico Marítimo (CGEOMETOC), do Instituto Hidrográfico, bem como com um dos seus elementos permanentemente destacado. A missão, que já vai na 6ª rotação, já contou com a participação de quatro elementos desta divisão.

Neste âmbito, e após concluir a sua missão de 6 meses e meio (de maio a dezembro de 2024), em território romeno, o SAJ A Rodrigues Pereira, em representação do Comandante da 5ªFND CAtMec/ROU, MAJ Inf Nélson Sousa, endereçou os devidos cumprimentos institucionais ao Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, CALM Ramalho Marreiros, como forma de agradecimento pela disponibilidade dos recursos humanos e pela qualidade do apoio prestado, essenciais para o cumprimento da missão nacional.

  2025-03-31    21 / 21 / 311403;