topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Flutuadores Argo lançados pelo IH recolhem dados ambientais na região dos Açores

No âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre o Instituto Hidrográfico (IH) e a Agência Federal Marítima e Hidrográfica da Alemanha (BSH), o IH, em colaboração com a Marinha Portuguesa, lançou quatro flutuadores Argo ao largo dos Açores, em abril de 2025.

Os flutuadores, a bordo do Navio Patrulha Oceânico Setúbal, estão equipados com sensores que medem a temperatura, a salinidade e a pressão até profundidades de 2000 metros. Os dados recolhidos são de livre acesso e podem ser consultados no link: https://fleetmonitoring.euro-argo.eu/

Estes flutuadores contribuem para o Programa Internacional Argo e integram a rede de mais de 4000 flutuadores que, de modo autónomo, observam o oceano global.

Com esta iniciativa, o IH está a contribuir para os esforços globais de observação e monitorização do Oceano, para melhor o compreender e proteger.

 

Legenda:

Imagens 01 e 06 – Preparação do flutuador Argo para lançamento

Imagem 02_DiagramaTS.png – Diagrama Temperatura-Salinidade resultante dos dados recolhidos pelo flutuador Argo (ID 3902592) desde 10.04.2025

Imagem 03_PosicoesArgo.png – Posições dos 4 flutuadores Argo a 10.05.2025

Imagem 04 – Lançamento do flutuador Argo

Imagem 05 – Flutuador Argo no mar

  2025-05-16    756 / 756 / 348017;