topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Projeto COSYNOPT explora sinergias e potencial para futuras colaborações

O oceano costeiro é a região marinha que concentra a maioria das atividades humanas ligadas ao mar e que modula os impactos do oceano sobre as populações costeiras. Ao longo de 7 meses, de setembro de 2024 a março de 2025, o projeto “Sinergias para o Oceano Costeiro entre a Noruega e Portugal” (COSYNOPT, FBR/12) promoveu uma interação extensa entre investigadores portugueses e noruegueses, com o objetivo de discutir os desafios que se colocam, em Portugal e na Noruega, a um conhecimento mais abrangente sobre as zonas de oceano costeiro. Ultrapassar esses desafios constitui condição essencial para o apoio às decisões visando a manutenção dos ecossistemas marinhos e da sua diversidade ou a exploração sustentada dos recursos destas zonas.

Financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais do Espaço Económico Europeu, (MFEEE 2014-2021) o projeto COSYNOPT reuniu como parceiros duas instituições de referência no estudo do oceano costeiro Europeu: o Instituto Hidrográfico (IH), em Portugal, instituição promotora do projeto, e o Institute of Marine Research (IMR), na Noruega. Ambas as instituições estão fortemente empenhadas na observação, compreensão e previsão das condições do oceano costeiro ao largo das respetivas costas. O IH e o IMR operam importantes infraestruturas de observação nessas áreas, contribuindo para a Infraestrutura de Investigação Europeia para os Observatórios Costeiros (infraestrutura JERICO).

O projeto COSYNOPT definiu três objetivos centrais, todos eles plenamente alcançados durante o período de execução. O primeiro destes objetivos visou adquirir um conhecimento aprofundado entre o IH e o IMR, capaz de alavancar futuras colaborações, e foi alcançado em duas etapas complementares. A primeira etapa correspondeu à visita ao IH de uma delegação de 4 elementos do IMR (Atividade #1), no dia 21 de janeiro de 2025, que abrangeu as instalações da sede deste instituto, em Lisboa (margem Norte do rio Tejo), e a Base Hidrográfica da Azinheira, no Seixal (na margem Sul do Tejo). A segunda etapa decorreu nos dias 18 e 19 de Fevereiro de 2025, com a visita de uma delegação de 5 elementos do IH ao IMR (Atividade #2), abrangendo as instalações centrais daquele instituto, em Bergen, e a estação de investigação de Austevoll (no arquipélago de Austevoll, a cerca de 40 km a Sul de Bergen). Estas visitas permitiram adquirir um profundo conhecimento sobre cada uma das instituições, as suas áreas de atividade e as capacidades instaladas (equipamentos, laboratórios, infraestruturas operadas). E permitiram, ainda, o contacto direto entre investigadores das duas instituições, aspeto fundamental no estabelecimento de futuras parcerias.

O segundo objetivo central do projeto COSYNOPT visou promover uma discussão alargada sobre como avançar na observação e compreensão das áreas de oceano costeiro em Portugal e na Noruega, trazendo para esta discussão um conjunto alargado de parceiros dos dois países e visando a preparação de uma ação colaborativa a desenvolver a curto prazo. Esta discussão centrou-se em duas áreas geográficas específicas, encaradas como laboratórios por excelência para o estudo do oceano costeiro - a área de influência do Canhão da Nazaré (costa W de Portugal) e a área de Lofoten-Vesterålen (costa NW da Noruega). A 22 de janeiro de 2025, na Nazaré, decorreu uma primeira reunião (Atividade #3) que juntou elementos do IH, do IMR, da Universidade de Aveiro, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e ainda da Camara Municipal da Nazaré. Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, na Noruega, realizaram-se um segundo conjunto de reuniões (Atividade#4) que permitiram avançar as ideias anteriormente trocadas entre os parceiros. No dia 20 de fevereiro, essas discussões decorreram nas instalações do IMR, em Bergen, envolvendo elementos do IMR, do IH, e da COVARTEC AS, empresa norueguesa de consultadoria para as áreas da investigação e desenvolvimento, parceira do IH e do IMR na infraestrutura JERICO.

Nesse mesmo dia a discussão continuou em Trondheim, através de uma reunião entre um dos elementos do IH e elementos da empresa norueguesa Fugro-Oceanor. O resultado deste conjunto de discussões encontra-se sintetizado no relatório "Coastal Ocean Synergies between Norway and Portugal" (Atividade#6).

A oportunidade de reunir na Nazaré especialistas no estudo do oceano costeiro, do IMR, do IH e de outras instituições portuguesas, motivou o terceiro objetivo central do projeto, a realização de atividades capazes de envolver um vasto leque de comunidades em Portugal, promovendo junto delas as atividades do IMR e a investigação que se faz na Noruega e encorajando sinergias com o IH, o IMR e as outras instituições envolvidas.

A realização do Seminário “O Mar da Nazaré e os Desafios do Oceano Costeiro” (Atividade#5), durante a tarde de dia 23 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré, constituiu a ação central visando este objetivo. Aberto ao público em geral, o seminário reuniu cerca de 40 participantes e compreendeu 8 apresentações por investigadores do IH, do IMR e da UA, que explicaram à audiência diversos aspetos do conhecimento atual sobre a área de influência do Canhão da Nazaré ou sobre a investigação conduzida ao largo da costa da Noruega. Nesse mesmo dia, mas durante a manhã, uma ação do projeto COSYNOPT dirigia para alunos da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, da Nazaré, permitiu reunir mais de 50 estudantes e alguns dos seus professores para ouvir falar destas mesmas temáticas.

Uma informação mais detalhada sobre as atividades do projeto COSYNOPT pode ser obtida em https://www.hidrografico.pt/iprojeto/64

Na fotografia encontra-se a equipa de investigadores Portugueses e Noruegueses durante o Seminário COSYNOPT, no Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré (23 de janeiro de 2025). Da direita para a esquerda: João Vitorino (IH), Monica Sanden (IMR), Cristian Muñoz Mas (IMR), Anabela Oliveira (IH), Paulo Maranhão (ESTM-IPL), Gonçalo Gomes (IH), João Duarte (IH), Lene Buhl Mortensen (IMR), Clara Rodrigues (UA), Henning Wehde (IMR), Inês Martins (IH) e Pires Barroqueiro (IH).

  2025-05-30    779 / 779 / 355131;