topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Início do Curso de Especialização em Hidrografia 2017/18

A edição do Curso de Especialização em Hidrografia 2017/18 da Escola de Hidrografia e Oceanografia do Instituto Hidrográfico iniciou hoje as aulas.

A atual edição do Curso, para além dos quatro oficiais da Marinha Portuguesa, integra um oficial da Marinha Real de Marrocos e dois civis, um de nacionalidade Italiana e outro de nacionalidade Brasileira.

O oficial Marroquino encontra-se a frequentar o curso, no âmbito das relações bilaterais entre Portugal e o Reino de Marrocos. Não é a primeira vez que esta Escola acolhe alunos deste país, tendo a edição de 2002/2003 já recebido dois alunos também provenientes da Marinha Real de Marrocos.

Os alunos civis inscreveram-se no âmbito da oportunidade dada à comunidade civil de aproveitar as vagas excedentes. O caso atual é um exemplo concreto do crescente interesse que se tem registado por parte de estudantes civis de outros países, para frequentar os nossos cursos. Este interesse deve-se principalmente ao seu reconhecimento com a categoria A pela Federação Internacional de Geómetras, pela Organização Hidrográfica Internacional e pela Associação Cartográfica Internacional que garante a elevada qualidade da formação e que se reflete, por norma, numa elevada taxa de empregabilidade. Por outro lado, também apenas 20 cursos em todo o mundo são reconhecidos com esta categoria e alguns desses cursos não permitem a sua frequência por alunos civis.

O atual Curso tem como patrono o Almirante Sousa Leitão, um Engenheiro Hidrógrafo que deixou uma marca bem vincada na história da Hidrografia e da Marinha de Guerra Portuguesa.

Este Curso irá ter uma duração de 49 semanas de aulas, prevendo-se que termine no dia 14 de setembro de 2018.

  2017-09-05    215 / 215 / 240769;