topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Diretor da Escola de Hidrografia e Oceanografia do IH selecionado para membro do IBSC

O Capitão-mar-e-guerra Leonel Pereira Manteigas, Diretor da Escola de Hidrografia e Oceanografia (EHO) do Instituto Hidrográfico foi selecionado para ser proposto pela Organização Hidrográfica Internacional (OHI) aos seus Estados Membros, para preencher um lugar da OHI no International Board on Standards of Competence for Hydrographic Surveyors and Nautical Cartographers (IBSC).

O IBSC é um grupo de trabalho constituído por dez peritos de reconhecido mérito, quatro da Organização Hidrográfica Internacional, quatro da Federação Internacional dos Geómetras e dois da Associação Cartográfica Internacional. Tendo um dos lugares da OHI ficado vago, os Estados Membros foram convidados a indicar candidatos. Foram apresentadas cinco candidaturas de diferentes países. Após análise dos respetivos Curriculum Vitae e considerados os critérios de seleção e qualificações estabelecidos, o Secretariado da OHI e o Presidente do IBSC concordaram por unanimidade em recomendar aos Estados Membros a seleção do Comandante Leonel Pereira Manteigas. De acordo com as regras, esta seleção será aprovada no prazo de um mês, a menos que alguma objeção seja apresentada por algum dos Estados Membros.

Esta seleção surgiu após a apresentação ao IBSC, com elevado sucesso de dois processos de reconhecimento dos Cursos de Hidrografia da EHO, um com a categoria A, em 2017 e ou outro com a categoria B, em 2018. A qualidade dos processos apresentados levaram o Serviço Hidrográfico da Colômbia a solicitar à Escola de Hidrografia e Oceanografia assessoria no processo de reconhecimento dos seus cursos.

Com esta seleção o Comandante Pereira Manteigas, caso não surja nenhuma objeção, virá não só a participar ativamente na revisão dos normativos respetivos, mas também a ser um dos 10 elementos do IBSC que efetuará a análise dos cursos de hidrografia e cartografia náutica que, internacionalmente venham a ser propostos para reconhecimento, ou para renovação do seu reconhecimento.

Esta candidatura e consequente seleção, enquadra-se na intenção do Instituto Hidrográfico de ter uma participação cada vez mais ativa na Organização Hidrográfica Internacional.

Diretor da Escola de Hidrografia e Oceanografia selecionado para membro do IBSC
Organização Hidrográfica Internacional
  2018-07-06    422 / 422 / 235251;