topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Missão PLATMAR2 - 2018

No período de 23 de agosto a 12 de setembro de 2018 ocorreu uma missão oceanográfica à Ilha de Santa Maria e ilhéus das Formigas, no âmbito do projecto PTDC/GEO-GEO/0051/2014 PLATMAR, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Esta missão foi realizada a bordo do Navio de Investigação “Arquipélago” da Universidade dos Açores (parceira do projecto) e liderada pelo Investigador Auxiliar Rui Quartau do Instituto Hidrográfico, tendo como objetivos:

1) Amostragem de sedimentos na plataforma da Ilha de Santa Maria e Banco das Formigas em locais pré-determinados com recurso a um colhedor do tipo Smith-McIntyre;

2) Filmagens submarinas usando uma “drop-down camera” para o mapeamento de habitats submarinos;

3) Instalação de uma estação GPS/GNSS permanente no farol do Ilhéu das Formigas;

4) Cartografia geológica e amostragem para geoquímica dos Ilhéus das Formigas;

5) Levantamento aerofotogramétrico de ultra-alta resolução dos Ilhéus das Formigas, com o auxílio de um Veículo Aéreo Não Tripulado (drone).

A missão foi um sucesso com a recolha de 169 amostras de sedimento, 18 mini-cores e 70 vídeos de filmagens na plataforma da Ilha de Santa Maria e banco das Formigas. Foram também colhidos 15 quilos de amostra de rochas para datações e geoquímica dos ilhéus das Formigas.

  2018-09-19    190 / 190 / 235247;