topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Missão do NRP Almirante Gago Coutinho

Decorre até 04 de novembro de 2018 a missão de manutenção da rede de boias do Instituto Hidrográfico e, em simultâneo, a primeira campanha de amostragem do projeto AQUIMAR, a bordo do navio hidro-oceanográfico NRP Almirante Gago Coutinho.

Equipas técnicas do Instituto Hidrográfico e mergulhadores da Marinha embarcaram no navio NRP Almirante Gago Coutinho para efetuarem a manutenção das boias ondógrafo e multiparamétricas pertencentes ao Sistema Integrado de Monitorização Ambiental da Zona Económica Exclusiva Portuguesa (MONIZEE), que atualmente compreende sete boias ao longo da zona costeira de Portugal Continental. A manutenção periódica das boias é essencial para manter a operacionalidade dos sensores e a transmissão em tempo real de parâmetros meteorológicos e oceanográficos. Dada a sua complexidade, esta operação requer meios e equipas especializadas.

Em simultâneo serão efetuados perfis de CTD (condutividade, temperatura e pressão) e colheitas de amostras de água e de sedimento, no âmbito do projeto AQUIMAR – Marine Knowledge Supporting Aquaculture, financiado pelo Programa Mar2020. Este projeto tem como objetivo efetuar uma caracterização das condições oceanográficas, físico-químicas (incluindo os contaminantes), geoquímicas e biológicas para uma otimização da seleção dos locais de implantação de unidades de aquacultura, tendo por base as áreas já delimitadas no Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo. Esta missão terá também a participação de um cientista da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

  2018-10-17    234 / 234 / 240749;