O NRP D. Carlos I encontra-se a navegar a sul do Algarve, até ao dia 4 maio, para efetuar uma recolha de dados e amostras de água, no âmbito do Projeto AQUIMAR – Marine Knowledge Supporting Aquaculture.
O navio tem como objetivo realizar perfis de CTD (Condutividade, Temperatura e Pressão) ao longo da coluna de água, recolhendo amostras de água e medindo as correntes. Estes dados serão posteriormente analisados considerando os parâmetros biológicos, físico-químicos e microplásticos. No período de 17 de abril a 4 de maio está previsto o navio efetuar cerca de 400 estações entre a batimetria dos 30 e 200 metros de profundidade.
Esta missão é a segunda do projeto, na continuidade da missão realizada em 2018 pelos navios NRP Almirante Gago Coutinho e NRP Auriga. Para esta missão encontram-se embarcados a bordo do NRP D. Carlos I, para além da guarnição de 38 militares, 15 elementos das equipas técnicas do Instituto Hidrográfico, das áreas da Oceanografia e da Química.
O projeto AQUIMAR tem como objetivo efetuar uma caraterização das condições oceanográficas, físico-químicas, geoquímicas e biológicas para uma otimização da seleção dos locais para implantação de unidades de aquacultura no Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo.
Fonte: Marinha Portuguesa