Encontra-se a decorrer, desde 16 de abril, a bordo do NRP D. Carlos I, mais um cruzeiro oceanográfico do projeto AQUIMAR – Caracterização geral das áreas aquícolas para estabelecimentos de culturas marinhas.
O projeto tem por objetivo principal definir quais as áreas da costa portuguesa mais apropriadas para a instalação de infraestruturas destinadas à aquicultura numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
Um outro objetivo do projeto é o do mapeamento de microplásticos presentes na camada sedimentar superficial e em águas superficiais da plataforma continental portuguesa e de áreas de transição (Rias de Aveiro e Formosa e estuários dos rios Mira e Mondego).
O cruzeiro em curso, que cobre a quase totalidade da costa portuguesa, iniciou-se na costa sul de Portugal, com a ocupação de cerca de 125 posições para aquisição de dados e amostras.
Atualmente está a ser coberta a área da costa norte de Portugal, entre Leixões e Viana do Castelo, tendo já sido ocupadas cerca de 60 das posições planeadas para aquela área.