topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Projeto Guadiana Património Natural Navegável a bom ritmo

Decorreu em Ayamonte, no passado dia 30 de abril, mais uma reunião dos parceiros do projeto GUAD 20 (“Guadiana: Património Natural Navegável”). Este projeto tem financiamento do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha (POCTEP INTERREG V-A 2014-2020), e como parceiros, a Agencia Publica de Puertos de Andalucia (Entidade Promotora) e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

O GUAD 20 pretende reabilitar a navegabilidade do rio Guadiana no troço internacional entre Vila Real de S.to António e Pomarão, em condições de segurança, bem como reabilitar infraestruturas portuárias existentes em ambas as margens. No âmbito deste projeto o Instituto Hidrográfico (IH) é a entidade responsável pela produção da cartografia hidrográfica oficial da Via Navegável do Guadiana entre Vila Real de S.to António e Pomarão.

A reunião teve como objetivos apresentar às diversas entidades regionais o ponto de situação do projeto, assim como, balizar as próximas ações dos parceiros.

Da parte do IH realça-se a conclusão do processamento dos dados hidrográficos adquiridos nas campanhas de 2017 e 2018. Seguidamente, o IH irá iniciar a modelação de dados para a construção da cartografia náutica, prevendo-se a sua conclusão em 2020.

  2019-05-08    148 / 147 / 235272;