A Brigada Hidrográfica iniciou em 10 de julho de 2019 um levantamento topo-hidrográfico no grupo central do Arquipélago dos Açores.
Este trabalho surge no âmbito de uma parceria entre o Instituto Hidrográfico e o Governo Regional dos Açores, tendo como principal objetivo obter informação hidrográfica atualizada. O levantamento focou‑se essencialmente na costa sul de São Jorge, nomeadamente entre a Ponta dos Rosais e a Calheta.
Este levantamento está a ser realizado a bordo da embarcação “Águas Vivas”, do Governo Regional dos Açores com recurso a um sistema sondador multifeixe de elevada resolução. Conta com uma equipa de 4 pessoas do Instituto Hidrográfico e com os dois elementos que constituem a guarnição da “Águas Vivas”.
Para além da aquisição da batimetria entre os 200 m de profundidade e a linha de costa, efetuou-se também o levantamento topográfico das principais estruturas portuárias e ajudas à navegação dos portos de Velas e da Calheta. Adicionalmente, realizou-se a topografia de algum edificado da Marinha: o Farol dos Rosais, a Delegação Marítima de Velas e o Farol do Topo.
A missão conta já com cerca de 130 horas de sondagem estando o fim do período de aquisição de dados previsto em 15 de agosto. Segue-se depois um período de processamento e avaliação de conformidade do trabalho efetuado com o intuito de se garantir a qualidade da informação hidrográfica adquirida.