topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

IH participa no workshop “On Sea Operation” da EMSO

Nos dias 25 e 26 de setembro o Instituto Hidrográfico (IH) participou no workshop “On Sea Operation” da EMSO (European Multidisciplinary Seafloor and water column Observatory) realizado em Toulon, França.

O IH esteve representado pela Divisão da Oceanografia com uma apresentação sobre o Sistema de Monitorização e Previsão Operacional da ZEE Portuguesa, o MONIZEE (http://www.hidrografico.pt/iprojeto/3), o seu funcionamento atual e os desenvolvimentos futuros. Nesta apresentação foram ainda referidos os projetos em que o IH se encontra envolvido e que colaboram no MONIZEE como o SUB-ECO, JONAS, OCASO e Jerico-S3.

O EMSO é um Consórcio Europeu de Infraestruturas de Investigação (ERIC) que compartilha, numa estrutura estratégica comum, instalações científicas (dados, instrumentos, capacidade de computação e armazenamento) do qual resulta um sistema de observatórios regionais colocados em locais estratégicos da Europa, do Nordeste Atlântico, passando pelo Mediterrâneo até o Mar Negro.

Estes observatórios são constituídos por plataformas equipadas com vários sensores, colocados ao longo da coluna de água e no fundo do mar, que medem, em tempo real, diferentes parâmetros biogeoquímicos e físicos. Os dados obtidos são fundamentais para os estudos realizados nos âmbitos dos riscos naturais, alterações climáticas e ecossistemas marinhos.

  2019-10-17    750 / 749 / 239073;