topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

IH participa na 10ª edição da PLOCAN's Glider School

O Instituto Hidrográfico (IH) participou na 10ª edição da PLOCAN's Glider School nas Canárias, de 30 de setembro a 4 de outubro.

Este evento reuniu estudantes de vários países, como Canadá, EUA, Portugal, Austrália, França, Reino Unido, Noruega ou Espanha.

Nesta edição os alunos tiveram a oportunidade de contactar com fabricantes mundiais de veículos de observação autónoma, gliders, que proporcionaram sessões de transmissão de dados de sensores e de outros equipamentos que compõem estes veículos.

Estiveram também presentes utilizadores de referência global dos EUA, Canadá e Reino Unido, que partilharam experiências sobre esta tecnologia em sessões práticas de laboratório e em águas abertas da Gran Canária.

As novas tecnologias fornecidas por esses veículos permitem aos cientistas obter dados sobre parâmetros biogeoquímicos e físicos em águas superficiais e profundas, com redução dos custos operacionais da observação oceânica tradicional. Permitem ainda incrementar a capacidade de monitorização do ambiente marinho na área da defesa.

  2019-10-23    110 / 109 / 240187;