topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento hidrográfico no Cachopo do Norte, Cabeça do Pato e Golada do Bugio

A Brigada Hidrográfica encontra-se a realizar um Levantamento Hidrográfico desde o dia 18 de novembro de 2019 na Cabeça do Pato e Golada do Bugio de forma a obter informação hidrográfica atualizada.

O trabalho insere-se no contrato interadministrativo celebrado entre a Administração do Porto de Lisboa, S.A. (APL) e o Instituto Hidrográfico.

Nesta campanha encontram-se empenhadas duas lanchas hidrográficas do tipo Trinas equipadas com um sistema de sondagem de feixe simples. São operadas por várias equipas de sondagem, constituídas por um diretor de sondagem e um patrão de embarcação, que se vão revezando de modo a otimizar o tempo disponível para sondagem.

Este levantamento hidrográfico é realizado periodicamente na foz do rio Tejo, área de grande complexidade dos elementos: condições meteorológicas e oceanográficas (metoc), corrente do rio, corrente de maré, grande amplitude de profundidades (-1,5 a 20 metros), com muitas obras portuária e baixios com rebentação.

Estas complexidades obrigam um planeamento cuidado e atempado do levantamento, principalmente no acompanhamento das condições metoc e monitorização da altura da maré.

Ainda assim, existem certas zonas do levantamento que têm fiadas de sondagem que só são exequíveis durante o estofo da preia-mar e com perfeitas condições de mar.

  2020-01-15    236 / 235 / 241115;