topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento hidrográfico no Cachopo do Norte, Cabeça do Pato e Golada do Bugio

A Brigada Hidrográfica finalizou, no passado dia 24 de janeiro de 2020, o Levantamento Hidrográfico (LH) do Cachopo Norte, Cabeça do Pato e Golada do Bugio que compreendeu um planeamento de fiadas espaçadas de 50 m, 3 fiadas de verificação por área, contornos a estruturas marítimas e coordenação de ajudas à navegação flutuantes.

Este LH contou com 118 horas de navegação, tendo sido efetuadas 185 fiadas com uma distância percorrida sobre perfis de 280 km. Foi realizado por duas embarcações de sondagem equipadas com sistema sondador de feixe simples.

Embora o LH se tenha prolongado durante 2 meses e meio, apenas foi possível realizar sondagem em 15 dias (7 dias para a área da Cachopo Norte e 8 para a Golada do Bugio) isto devido às adversas condições meteorológicas e oceanográficas (metoc) verificadas neste período do ano.

Foi um excelente exercício de treino/formação para os dois novos sargentos recentemente especializados em hidrografia e também para dois novos patrões das embarcações em zonas muito complexas para se navegar sobre perfis. Esta missão permitiu a estes colaboradores tornarem-se mais confiantes e autónomos para este género de campanhas.

Os dados e relatório da missão relativos ao Cachopo Norte e Cabeça do Pato estão finalizados. Espera-se ainda uma semana de processamento para a área da Golada do Bugio.

A informação recolhida nesta campanha será utilizada para atualização cartográfica.

  2020-02-03    186 / 185 / 240204;