topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

IH lança glider na Nazaré em colaboração com o PLOCAN

No dia 7 de fevereiro de 2020 foi lançado, a bordo do NRP Andrómeda, um glider (veículo autónomo não tripulado) ao largo da Nazaré em colaboração com o PLOCAN (Plataforma Oceânica de Canárias).

No mesmo dia, foi também efetuada uma estação para registo CTD (condutividade, temperatura e pressão) da coluna de água no Canhão da Nazaré, junto ao ponto de largada do glider, para efeitos de comparação com os sensores deste veículo.

Esta ação realizou-se no âmbito da cooperação estabelecida entre o PLOCAN e o Instituto Hidrográfico para a manutenção de uma linha permanente de observação entra a Nazaré – Madeira – Canárias.

Este glider navegará entre a superfície e os 1000m de profundidade, enviando dados de salinidade, temperatura, oxigénio dissolvido, clorofila e turbidez sempre que vier à superfície. Esses dados são seguidos em tempo real e prevê-se que seja recuperado ao largo das Canárias dentro de dois meses e meio. Depois, sofrerá uma manutenção e voltará a ser lançado na Nazaré, antes do Verão, para nova colheita de dados na mesma linha de observação.

A manutenção desta linha de observação com glider insere-se na cooperação do IH com o PLOCAN sendo este lançamento suportado pelo Transnational Access no âmbito do projeto EU Marine Robots.

  2020-02-13    160 / 159 / 240207;