topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Visita ao Instituto Hidrográfico da Marinha de Espanha

No âmbito da cooperação entre o Instituto Hidrográfico (IH) e o Instituto Hidrográfico de La Marina (IHM) de Espanha, foi efetuada uma deslocação, em 17 e 18 de fevereiro, a Cádiz. A delegação do IH, chefiada pelo Diretor-geral, Contra-almirante Seabra de Melo, integrou também o Diretor Técnico e oficiais da Divisão de Hidrografia.

Além da visita institucional, que permitiu o conhecimento da organização e das atividades do IHM, foi realizada uma reunião técnica para avaliar ações futuras de colaboração na área da hidrografia, que conta já com dois levantamentos hidrográficos conjuntos, onde se trocaram experiências e compararam métodos e procedimentos de trabalho, no âmbito da aquisição e do processamento de dados batimétricos.

Nesta visita ficou estabelecida a continuação da cooperação, nomeadamente no que concerne à determinação das diferenças entre os referenciais altimétricos dos dois países, à realização de levantamentos hidrográficos conjuntos em áreas de interesse comum e à partilha de dados para produção e atualização cartográfica, bem como à cooperação em outras áreas, como seja a oceanografia operacional.

Esta cooperação, que constitui um excelente exemplo de colaboração entre serviços hidrográficos nacionais, conforme proclamado pela Organização Hidrográfica Internacional, tem contribuído para o desenvolvimento das respetivas capacidades hidrográficas, através da partilha de conhecimentos, procedimentos e informação, com otimização dos recursos disponíveis e a consequente redução de custos.

Visita ao Instituto Hidrográfico da Marinha de Espanha
  2017-04-03    246 / 246 / 235304;