O Instituto Hidrográfico (IH) é uma das 12 instituições oceanográficas, de 7 países, que participa na missão internacional “Do Atlântico ao Mediterrâneo” (ATL2MED) (https://www.saildrone.com/mission/atl2med).
Nesta missão são utilizados dois saildrones, veículos de superfícies não tripulados (USV) que combinam a tecnologia de propulsão movida a vento e sensores meteorológicos e oceanográficos movidos a energia solar. Estes veículos estão preparados para, de forma autónoma, realizar missões de longo alcance nos ambientes mais adversos do oceano.
O IH integra os parceiros desta experiência com o interesse de inter-comparar os dados colhidos por estes veículos (meteorologia, agitação marítima, temperatura de superfície e perfil ADCP de corrente) com os dados medidos pelas suas boias da rede MONIZEE (http://www.hidrografico.pt/iprojeto/3). As observações dos Saildrones são ainda de interesse para os estudos da dinâmica na área global Golfo Cádiz.
Os dois saildrones iniciaram a missão em Cabo Verde, em outubro de 2019, tendo depois seguido rumo às Canárias, onde realizaram medições perto de uma das plataformas fixas do projeto PLOCAN (https://www.plocan.eu).
Das Canárias os veículos dirigiram-se para a bóia multiparamétrica do IH, a CSA81, localizada ao largo de Faro. Nesta altura, a 3 de março de 2020, o IH realizou uma missão, a bordo do NRP Almirante Gago Coutinho, junto a esta boia par a obtenção de dados da coluna de água com meios tradicionais (CTD e perfilador de correntes), com o objetivo de os utilizar, como termo de comparação, entre os dados obtidos pelos dois veículos e os recebidos pela boia.
Os veículos seguem agora para Gibraltar, iniciando o programa de observações no Mediterrâneo. A missão deverá terminar em Trieste, Itália, no Mar Adriático, em março de 2020, completando cerca de 3.200 milhas náuticas.
Os investigadores destas instituições estão acompanhar as trajetórias dos dois saildrones e vão contribuindo para o plano da missão ATL2MED, à medida que são atingidas as várias fases planeadas.