topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento hidrográfico no rio Guadiana

A Brigada Hidrográfica realizou, entre 13 de janeiro e 21 de fevereiro de 2020, um levantamento hidrográfico no rio Guadiana, entre Alcoutim e o Pomarão, tendo sido obtida informação hidrográfica atualizada da Via Navegável do Guadiana.

Este trabalho encontra-se enquadrado no projeto “Guadiana: Património Natural Navegável” e decorre do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal INTERREG V-A 2014-2020, que integra os seguintes parceiros: Instituto Hidrográfico, Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a Agencia Pública de Puertos de Andalucia.

O levantamento foi realizado a bordo da embarcação “Gaivota” do Instituto Hidrográfico que se encontra equipada com um sofisticado sistema sondador multifeixe, cuja capacidade de aquisição de dados de grande qualidade permite gerar modelos batimétricos de elevada resolução, habilitando uma caracterização detalhada do fundo.

Para além da aquisição da batimetria efetuou-se também a coordenação GNSS das 89 balizas que delimitam o canal de navegação entre Alcoutim e o Pomarão.

Nesta missão participaram 6 militares a prestar serviço no Instituto Hidrográfico: dois hidrógrafos (dos quais um em formação), um técnico de hidrografia, dois patrões de embarcação e um técnico de manutenção de equipamentos.

A missão contou com cerca de 57 horas de sondagem, tendo-se percorrido uma distância em fiada de aproximadamente 200 km.

Decorre agora um período de processamento e avaliação de conformidade do trabalho efetuado com o intuito de se garantir a qualidade da informação hidrográfica adquirida.

  2020-03-10    174 / 173 / 235355;