topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Missão da quarta fase do projeto AQUIMAR

O NRP Almirante Gago Coutinho está desde o dia 24 de fevereiro, até 22 de março, a realizar a missão da quarta fase do projeto AQUIMAR que tem como objetivo a identificação dos melhores locais para a prática da aquicultura ao longo da costa de Portugal continental.

A caracterização das áreas de estudo irá ser realizada com base nos dados de hidrografia e oceanografia que estão a ser obtidos dos perfis com sonda multiparamétrica CTD, complementados por colheitas de águas a profundidades selecionadas, dos perfis de medição de correntes com sonda instalada no casco do navio e dos fundeamento de amarrações oceanográficas.

Para além destes trabalhos, o NRP Almirante Gago Coutinho tem ainda previsto contribuir para a monitorização das estruturas portuárias e zona costeira adjacente ao porto de Sines, através do fundeamento de uma estrutura para leitura de correntes na baía de S. Torpes, no âmbito do projeto europeu OCEANMET (Cost-Efficiente Oceano-Meteorological Data Service For Reliable Real-Time Information And Marine Forescast) e de um perfilador de corrente ADCP, na Barra Sul do Tejo.
Ao longo desta missão está também a ser realizada a manutenção de algumas boias multiparamétricas da rede de monitorização in-situ do Instituto Hidrográfico da Marinha.

Este navio esteve recentemente empenhado na missão ATL2MED, na zona sul portuguesa, que envolve dois veículos de superfície não tripulados (saildrones), utilizados para as missões autónomas de obtenção de dados de longo alcance. A colheita de dados realizada a bordo do navio, no mesmo local e altura da passagem destes saildrones, irá permitir validar os dados obtidos pela boia multiparamétrica que se encontra fundeada ao largo de Faro.

O NRP Almirante Gago Coutinho está empenhado nestes projetos de grande importância para o conhecimento do Mar português.
É comandado pelo Capitão-de-fragata Francisco Moisés Soares Calisto de Almeida e possui uma guarnição de 37 militares, mais uma equipa multidisciplinar do Instituto Hidrográfico constituída por 15 elementos (oceanografia, hidrografia, química e geologia) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com 1 elemento (oceanografia).

  2020-03-12    223 / 222 / 241116;